No âmbito do projeto da Academia de Líderes Ubuntu, realizamos anualmente o Ubuntu Fest.
É uma celebração de toda a comunidade Ubuntu nacional, também com a participação de convidados internacionais.
Depois de Coimbra, em 2021, Tomar, em 2022 e Viana do Castelo, em 2023, é a vez do concelho de Sintra receber o Ubuntu Fest 2024, nos dias 3, 4 e 5 de Abril.
Durante três dias, Sintra será lugar de esperança, empatia e transformação, assinalando os valores e princípios promovidos por este projeto e amplamente acolhidos pelas escolas do concelho. São esperados mais de 700 participantes, educadores e alunos vindos de todos os cantos de Portugal!
Act like an Ubuntu!
O primeiro dia do Ubuntu Fest é um convite ao serviço, e a sermos a mudança que queremos ver no Mundo. Numa tarde dedicada aos utentes da Casa de Saúde do Telhal, os Ubuntu vão ter a oportunidade de interagir com estes, partilhando momentos em atividades lúdicas. Uma forma de combater o estigma para com pessoas com doença mental e sensibilizar para a solidão que, muitas vezes, afeta estas pessoas. A encerrar este dia, teremos a Feira Popular Ubuntu, jogos e alegria, preparado por Clubes Ubuntu de todo o país para homenagear e celebrar a comunidade da Casa de Saúde do Telhal.
🕰️14h00 - Recepção e Check-in
Os participantes devem começar a chegar à casa de Saúde do Telhal a partir das 14h00, para fazer o check in e receber todas as informações logísticas necessárias para os 3 dias do evento.
🕰️14h00 às 17h - Ubuntus ao serviço | Casa de Saúde do Telhal
Ubuntus e utentes da Casas de Saúde do Telhal participam em atividades lúdicas. No início de cada atividade é feito um pequeno briefing com o grupo sobre a história, a missão da Casa de Saúde, assim como de esclarecimento sobre boas práticas no trabalho com pessoas com doença mental.
🕰️15h00 às 17h - Ubuntus ao serviço | Praia das Maçãs
Este momento oferece uma oportunidade aos participantes para se unirem em prol do meio ambiente enquanto desfrutam da paisagem costeira da Praia das Maçãs. Além de contribuir para a preservação do ecossistema marinho, esta atividade promove um senso de comunidade e responsabilidade ambiental.
🕰️18h30 - Sarau Cultural | Auditório Olga do Cadaval
No final das diferentes atividades, Ubuntus e comunidade do Telhal juntam-se num convívio com momentos culturais, danças e muita festa. Um momento pensado e organizado por Clubes Ubuntu de todo o país.
🕰️20h00 - Jantar
🕰️ 09h00 - Recepção e check-in
🕰️ 10h00 - Conferência Uma só Família Humana | Auditório Olga Cadaval
A partir das diferentes experiências Ubuntu em Portugal e no Mundo, e do testemunho na primeira pessoa de pessoas que têm a promoção da dignidade humana como missão de vida, convidamos todos a uma reflexão sobre o papel da filosofia Ubuntu na promoção do ideal de uma só família Humana.
🗣️ Painel 1
Alunos, educadores e Encarregados de Educação, uma visão 360º do impacto Ubuntu na Escola
🗣️ Painel 2
Ubuntu, uma política pública para a educação ?
🗣️Painel 3
Ubuntu Global Network, uma grande família Humana
🗣️ Painel 4
Latifa Ibn Ziaten, um testemunho de amor à humanidade
🕰️15h00 às 18h00 - Contemplar Sintra e as suas riquezas - Visita por vários locais do munícipio
A tarde do segundo dia está reservada para conhecer e contemplar a história, património e cultura de Sintra. Para isso preparamos um leque diversificados de atividades que oferecem aos participantes a oportunidade de desfrutarem de alguns dos muitos tesouros que a capital do Romântico tem para oferecer.
🕰️19h00 - Jantar
🕰️21h00 às 22h30 - Sarau Ramos da Mesma Árvore | Auditório Olga do Cadaval
Em 2020 celebramos o Dia Mandela com a adopção do Manifesto Ubuntu. O Mundo estava então a passar por uma pandemia. As tensões sociais agravaram-se, a outrificação e a desumanização, associadas ao medo, levaram-nos a criar um Manifesto para tempos conturbados. Desde então, este tem sido uma bússola para a ação de Ubuntus em todo o mundo. Hoje, como há 4 anos, continuamos a precisar de vozes que gritem a paz e não o conflito. Que preguem a esperança e não o medo. Vozes que perdoam em vez de julgar, que cantam a diversidade, não a discriminação. Regressamos ao Manifesto, como quem regressa ao princípio, ao que nos faz ser pessoas, ao Eu sou porque tu és!Esta noite propomos que “consumam” o manifesto a partir da visão dos jovens Ubuntu. Como veem, sentem, interpretam o Manifesto? Que significado lhe atribuem? Estão comprometidos com o mesmo?Desafiamos crianças e jovens e menos jovens de Sintra a apresentarem, pela arte, a sua visão de cada um dos 12 princípios do manifesto. Guiados pela música, esta noite vamos compondo o Manifesto como um puzzle, onde cada peça encaixa e completa a anterior até à composição final.
Acreditamos na riqueza criativa da diversidade. Por isso dedicamos a manhã do terceiro dia a conhecer e aprender mais sobre a identidade cultural de Sintra e da comunidade Ubuntu no mundo. Os participantes são convidados a participarem em duas rondas de workshops temáticos e a experimentarem saberes e tradições locais e do mundo.
🕰️ 10h30 - 1ª Ronda de Workshops temáticos
🕰️ 11h30 - 2º Ronda de Workshops temáticos
🕰️ 12h30 - Almoço Arraial
🕰️ 15h00 - Encerramento