projeto
A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de educação não-formal, desenvolvido pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), que visa o desenvolvimento de competências socioemocionais, com uma forte base experiencial e relacional. Tem como espaço privilegiado de atuação a escola e o seu universo educativo, envolvendo crianças, jovens, educadores e a comunidade educativa. Contribui para a descoberta do sentido e propósito das crianças, jovens e dos seus educadores e, por meio disso, para a capacitação de novas lideranças ao serviço da comunidade.
Promover o diálogo entre e dentro das comunidades para a promoção da paz e construção da justiça, contribuindo para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas e resilientes;
Desenvolver a ética do cuidado, focada na empatia, atenção e responsabilidade, considerando três dimensões: eu, eu-outro, eu-mundo.
A Academia de Líderes Ubuntu destina-se vários públicos e idades. Trabalha com crianças do 1ºCiclo, com jovens do 3º ciclo e secundário e com os seus educadores.
A Academia de Líderes Ubuntu tem também trabalhado com outros públicos, de diversos contextos e proveniências. Adultos que procuram desenvolver as suas competências socioemocionais, adultos privados de liberdade ou jovens e adultos multidesadiados.
A abordagem da Academia é modelar e facilmente adaptável a públicos diversos.
Este projeto pode adotar diferentes formatos, podendo variar na sua duração, periodicidade, público-alvo e unidades formativas. Dado ser uma proposta modular, a escolha do formato dependerá da disponibilidade de tempo e recursos, das necessidades do contexto e dos objetivos estabelecidos. Nas escolas tem três eixos principais.
Módulos de capacitação na metodologia Ubuntu para Educadores
(professores, psicólogos, assistentes sociais, assistentes operacionais, etc). A capacitação compreende vários módulos e é acreditada para o 1º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário.
A "Semana Ubuntu" corresponde a cinco dias intensivos, dinamizados pelos educadores capacitados com apoio da equipa do IPAV. Os educadores têm acesso ao manual do educador.
O Clube Ubuntu é criado após a vivência da Semana Ubuntu em cada escola e de forma a manter a dinâmica da experiência vivida, O Clube Ubuntu, que tem o apoio técnico da equipa IPAV além do acesso a um manual com atividades propostas, irá manter o espírito da Semana Ubuntu, na escola e na comunidade.
Um dos 12 projetos mais suberbos de referência para as melhores práticas de trabalho com pessoas jovens
Nomeado para o Óscar Arnulfo Romero Ibero-American Prize paraa educação dos Direitos Humanos 2019
"Academia de Líderes Ubuntu - Liderança focada em Construir Pontes" Fevereiro de 2019
A ALU foi selecionada, em 2022, para a Better Entrepreneurship Policy Tool da OCDE/UE, pelo seu programa sobre empreendedorismo social Ubuntu
Reconhecido pela Virtual Educa para Inovação Educacional com o prêmio José María Antón.
Reconhecida pela FCG como Academia de Conhecimento
Conselho científico
A Academia de Líderes Ubuntu é monitorizada por uma equipa de Conselho Científico.