1º dia - Casa da Saúde do Telhal

Servir

Act like an Ubuntu!
O primeiro dia do Ubuntu Fest é um convite ao serviço, e a sermos a mudança que queremos ver no Mundo. Numa tarde dedicada aos utentes da Casa de Saúde do Telhal, os Ubuntu vão ter a oportunidade de interagir com estes, partilhando momentos em atividades lúdicas. Uma forma de combater o estigma para com pessoas com doença mental e sensibilizar para a solidão que, muitas vezes, afeta estas  pessoas. A encerrar este dia, teremos a Feira Popular Ubuntu, um arraial de festa, jogos e alegria, preparado por Clubes Ubuntu de todo o país para homenagear e celebrar a comunidade da Casa de Saúde do Telhal.

🕰️14h00 - Recepção e Check-in
Os participantes devem começar a chegar à casa de Saúde do Telhal a partir das 14h00, para fazer o check in e receber todas as informações logísticas necessárias para os 3 dias do evento.

🕰️15h00 - Ubuntus ao serviço!
Ubuntus e utentes da Casas de Saúde do Telhal participam em atividades lúdicas. No início de cada atividade é feito um pequeno briefing com o grupo sobre a história, a missão da Casa de Saúde, assim como de esclarecimento sobre boas práticas no trabalho com pessoas com doença mental.

🕰️16h30 - Feira Popular Ubuntu
No final das diferentes atividades, Ubuntus e comunidade do Telhal juntam-se num convívio em jeito de Feira Popular, com jogos tradicionais, danças e muita festa. Um momento pensado e organizado por Clubes Ubuntu de todo o país.

🕰️19h00 - Jantar arraial

🕰️ 20h30 - Desmobilização dos participantes para os locais de dormida

2º dia

Manhã: Pensar

🕰️ 09h00 - Conferência Uma só Família Humana, Auditório Olga Cadaval
A partir das diferentes experiências Ubuntu em Portugal e no Mundo, e do testemunho na primeira pessoa de pessoas que têm a promoção da dignidade humana como missão de vida, convidamos todos a uma reflexão sobre o papel da filosofia Ubuntu na promoção do ideal de uma só família Humana.

Tarde & Noite: Contemplar

🕰️15h00 | 18h00 - Contemplar Sintra e as suas riquezas - Visita por vários locais do munícipio
A tarde do segundo dia está reservada para conhecer e contemplar a história, património e cultura de Sintra. Para isso preparamos um leque diversificados de atividades que oferecem aos participantes a oportunidade de desfrutarem de alguns dos muitos tesouros que a capital do Romântico tem para oferecer.

🕰️19h15 - Jantar

🕰️21h00 - Sarau Cultural
Somos braços da mesma árvore, uma só família Humana! Desafiamos as escolas de Sintra a interpretarem o Manifesto Ubuntu dando-lhe forma de arte.

3º dia - Quinta da Ribafria

Aprender

Acreditamos na riqueza criativa da diversidade. Por isso dedicamos a  manhã do terceiro dia a conhecer e aprender mais sobre a identidade cultural de Sintra e da comunidade Ubuntu no mundo. Os participantes são convidados a participarem em duas rondas de workshops temáticos e a experimentarem saberes e tradições locais e do mundo.

🕰️ 10h30  - 1ª Ronda de Workshops temáticos

🕰️ 11h30 - 2º Ronda de Workshops temáticos

🕰️ 12h30 - Almoço Arraial

🕰️ 15h00 - Encerramento

Sobre a Revista

A segunda edição da revista Ubuntu destaca os resultados das formações Ubuntu no ambiente escolar, principalmente entre os alunos. Destaca a necessidade de adotar práticas colaborativas e éticas de cuidado em tempos polarizados e de crise ambiental.

A filosofia Ubuntu é apresentada como uma fonte de esperança, sublinhando seu potencial para desenvolver líderes conscientes e promover competências socioemocionais. Esta edição apresenta diversas investigações qualitativas sobre a aplicação da abordagem Ubuntu em escolas portuguesas, sublinhando seu impacto positivo e o seu potencial como paradigma educacional emergente.